Temporada de rinite: cuidado com o uso de antialérgicos e sprays nasais

Medicamentos apresentam efeitos colaterais e não são indicados para todos os pacientes; iniciar o tratamento com antecedência ajuda a reduzir crises durante a primavera



A chegada da Primavera e do período de polinização das plantas causa o aumento natural dos casos de rinite para pessoas de diferentes idades. Para aliviar as crises, uma parcela grande da população acaba utilizando, quase diariamente, antialérgicos e sprays nasais descongestionantes - na maioria das vezes, sem orientação médica. Segundo a otorrinolaringologista da Paraná Clínicas, Dra. Karin Seidel, é preciso ter cuidado e ficar atento com esses medicamentos. 




"Um efeito colateral bem conhecido de alguns antialérgicos é a sedação, que causa sonolência no paciente", explica. Além disso, é preciso levar em conta as contraindicações individuais. Os remédios à base de corticosteroides, por exemplo, bastante utilizados no controle da rinite em longo prazo, não podem ser utilizados por pacientes com glaucoma, pois causam o aumento da pressão intraocular e o agravamento do quadro.

Os descongestionantes nasais também devem ser usados com cautela, pois podem gerar arritmias cardíacas e piora da glicemia em pacientes diabéticos. "Esses são os principais vilões porque não tratam a alergia, apenas aliviam os sintomas momentaneamente. O uso prolongado ainda causa efeito rebote, fazendo com que o próprio medicamento passe a causar a congestão nasal", destaca a médica.


Complicações

De acordo com a otorrinolaringologista, sem o tratamento adequado, a rinite pode evoluir para quadros mais graves. "Pode levar a um quadro de mucosa nasal congesta, que torna-se um ambiente ideal para que bactérias e vírus se instalem e gerem um quadro de sinusite ou bronquite no paciente", aponta. "O ideal é consultar o médico para fazer um bom plano de tratamento de acordo com as necessidades específicas de cada paciente", conclui Dra. Karin.



Dicas Preventivas

- Mantenha os ambientes sempre limpos e arejados;

- Aumente a frequência de troca e lavagem das roupas de cama;

- Evite tapetes, cortinas e bichos de pelúcia que possam acumular pó ou pólen;

- Faça a lavagem nasal com soro fisiológico, isso ajuda a deixar o nariz saudável e a retirar os agentes que causam alergia;


Sobre a Paraná Clínicas

Com 50 anos de atuação no mercado, a Paraná Clínicas é referência em planos empresariais. Tem a missão de cuidar da saúde, atendendo com excelência empresas e pessoas, oferecendo como diferencial os programas de saúde preventiva.

Com uma infraestrutura moderna e planejada em uma rede interligada, a Paraná Clínicas conta com sete unidades próprias, chamadas de Centro Integrado de Medicina: CIM Água Verde; CIM Araucária; CIM CIC -24h; CIM Fazenda Rio Grande; CIM Rio Branco do Sul; CIM São José dos Pinhais; CIM Unidade Infantil - 24h (ao lado do Hospital Santa Cruz) e Hospital Dia (anexo ao CIM Água Verde), projetado para oferecer o que existe de mais moderno em procedimentos eletivos, permitindo que os pacientes tenham alta no mesmo dia.

Mais informações em www.paranaclinicas.com.br.







































Nenhum comentário:

Postar um comentário