14 de Novembro - Dia Mundial do Diabetes


Oftalmologista fala sobre importância do acompanhamento e das doenças oculares que podem se agravar com o diabetes


Doença crônica pode mudar grau dos óculos

O que até então parecia algo simples e muito natural começa a se tornar penoso e estranho. As imagens captadas pelos olhos, antes tão claras e nítidas, começam a ficar distorcidas e com pouca nitidez. Essa mudança no enxergar pode ser uma das consequências do diabetes na visão. A doença crônica que, de uma forma geral representa alto nível de glicose no sangue, é também responsável por profundas e severas alterações oculares, podendo causar até a cegueira completa.



A oftalmologista e pós graduada em Medicina Integralista, Cláudia Benetti, de Campinas, alerta que o diabetes descompensado ou ainda não diagnosticado pode alterar o grau dos óculos drasticamente. "A mudança na visão causada pelo diabetes pode acontecer de um dia para o outro: você pode deixar e usar o óculos para leitura, mas vai enxergar um pouco enevoado. Ou se a visão para longe piorar muito de um dia para o outro", alerta a oftalmologista.

"Os portadores de diabetes devem tem um acompanhamento oftalmológico a cada 6 meses para que a gente possa acompanhar os vasos da retina pois essas alterações vasculares e neurais que causam a baixa de visão", explica a médica.

Assim como faz em suas consultas, nas quais procurar analisar o paciente e suas queixas como um todo, Cláudia ressalta o papel fundamental da revisão de hábitos quando se tem diabetes. "Durante as conversas com meus pacientes, procuro entender o estilo de vida, as preferências e o modo de se alimentar. Cada pessoa é uma e, por isso, as indicações devem seguir cada caso. Mas, no geral, minha recomendação é sempre rever certos pontos, praticar atividades físicas e procurar por orientação de um profissional, como nutricionista, nutrólogo ou endocrinologista, para buscar uma mudança gradativa e definitiva de hábitos alimentares. Sem dietas milagrosas ou radicais. O açúcar elevado tem que ser tratado sempre", diz.


Diabetes no Brasil

No Brasil, cerca de 7,6% da população, com idade entre 30 e 69 anos, tem diabetes. Desse montante, 46% desconhecem que possuem a doença.


Tipos de diabetes mais comuns

Diabetes tipo 2 - doença crônica que afeta a forma como o organismo processa o açúcar do sangue (glicose).

Diabetes tipo 1 - também crônica, ou seja, sem cura, em que o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina (hormônio que metaboliza o carboidrato).

Pré-diabetes - condição em que o açúcar no sangue está elevado, mas não chega a ser classificado como tipo 2.

Diabetes gestacional - altos níveis de açúcar no sangue que afetam gestantes.






































































Fonte: Infinito Comunicação / aboutfarma.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário