CONHEÇAS OS BENEFÍCIOS DE CORRER


Muito popular entre os praticantes de atividade física atualmente, a corrida é um esporte que pode te trazer muitos benefícios, quer ver quais?

A corrida faz bem ao coração e sistema vascular

É uma atividade física do tipo aeróbia, por isso, excelente para te auxiliar no condicionamento cardiovascular. Como o tempo, seu sistema vascular e o coração se condicionam ao estímulo que a corrida proporciona e vai aumentando sua capacidade e força.



A corrida também auxilia no retorno venoso, sendo imprescindível para a boa irrigação de todo os nossos tecidos e auxiliando no controle da pressão arterial.

Além disso, corredores normalmente conseguem aumentar a fração HDL-colesterol (o chamado bom colesterol) e diminuir a fração LDL, ou mau colesterol, resultando assim em menor risco de ocorrência de eventos ateroscleróticos.
Pode ajudar no emagrecimento

Também por ser aeróbia, é a atividade física mais comumente recomendada por profissionais da saúde quando o assunto é perda de peso. Quando praticada em intensidade de baixa a moderada e longa duração, ela usa uma boa parcela de gordura corporal como fonte energética.

Além disso, por movimentar grandes grupos musculares, a prática regular da corrida faz com que o organismo tenha uma gasto energético um pouco mais alto mesmo no repouso, quando comparado a indivíduos sedentários.
Contribui para a saúde óssea e articular

Devido ao seu impacto contra o chão, a corrida também pode ser benéfica para a saúde óssea e articular do praticante. Esse estímulo mecânico proporcionado ao esqueleto é um estímulo para a resintese da matriz óssea e dos tecidos cartilaginosos, ajudando a combater a degeneração dos tecidos e até prevenindo ou amenizando problemas como a osteopenia e osteoporose e osteoartrose do joelho.
Faz bem para a autoestima e ajuda no combate a depressão

A prática de atividades físicas aeróbias está sendo estudada cientificamente e apontada como positiva na melhora das relações interpessoais, melhora da autoimagem e relação com o seu próprio corpo e também pela liberação de hormônios e neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem estar e bom humor.
É uma atividade física simples, natural para o corpo humano e acessível

A corrida é democrática. Normalmente, pode ser praticada por todos os indivíduos, em qualquer lugar, a custos baixos. O praticante de corrida é um dos poucos que têm sua rotina de treinos mantida mesmo em viagens ou outros contratempos da nossa vida. Se não deu tempo para correr de manhã, pode-se facilmente se reprogramar para correr em outro horário. Se a esteira da academia está quebrada, é fácil pegar o tênis e partir para rua ou parque. Se estou viajando melhor ainda! Vou conhecer novos lugares e treinar ao mesmo tempo! Quer coisa melhor?

Está animado e querendo começar? Só não saia correndo já!

Procure um cardiologista para avaliar sua condição cardiovascular atual e verificar se você pode começar esse projeto!

Depois, procure um profissional de educação física habilitado para que ele possa avaliar o seu caso e lhe indicar um programa de treinamento para que você atinja seus objetivos sem sustos pelo caminho!

Feito isso, não se esqueça de agendar com um de nossos nutricionistas para ter uma alimentação saudável e adequada para ter um bom rendimento e não comprometer sua saúde com essa nova atividade.

Daí sim, é só correr, literalmente, para o abraço!















Nenhum comentário:

Postar um comentário