5 ATITUDES QUE AJUDAM NA PREVENÇÃO DO ALZHEIMER


O Alzheimer é uma doença crônica degenerativa que progressivamente compromete as funções neurocognitivas, resultando em redução das capacidades de realizar funções independentemente. Por essa razão, é comum que os familiares demorem para perceberem as pequenas mudanças, pois muitos atribuem algumas perdas à idade.




Apesar de ainda não termos um tratamento que possa reverter os danos causados por ela, algumas atitudes podem ajudar na prevenção do Alzheimer.

Hoje, você vai saber quais atitudes deve adotar no seu dia a dia para evitar o aparecimento da doença ou postergar seu surgimento. Continue acompanhando e comece hoje mesmo a melhorar sua saúde!
1. Pratique exercícios físicos

O esporte aumenta a capacidade cognitiva e ainda ajuda o corpo a funcionar perfeitamente, melhorando a capacidade respiratória e cardiovascular.Algumas atividades trabalham também a memória e o equilíbrio. Existem estudos demonstrando que quem pratica atividade física pode ter o risco de desenvolver o Alzheimer diminuído em até 50%.

É importante ressaltar que a frequência com que se realiza a atividade física é essencial, já que é a constância que vai dar ao corpo condicionamento físico e mental para prevenir a doença. Por isso, é recomendado praticar 30 minutos de atividade física diariamente.
2. Estimule seu cérebro de formas diferentes

Muitas vezes, a rotina do dia a dia nos deixa funcionando no modo “automático”. Nessas situações, acabamos usando uma pequena parte do cérebro e todo o restante fica sem uso. Essa situação é considerada um fator de risco importante para quem já tem a predisposição a desenvolver o Alzheimer.

Para prevenir ou postergar o aparecimento da doença, é necessário exercitar o cérebro fazendo palavras cruzadas, pegando outro trajeto no caminho do trabalho, lendo e aprendendo novas habilidades, são “desafios” que estimulam novas áreas no cérebro.
3. Durma bem e em quantidade suficiente

É durante o sono que os tecidos do corpo se regeneram e que o cérebro repassa tudo que foi vivido no dia, armazenando o que foi importante. Para que isso aconteça, porém, é importante passar por todas as fases do sono e, portanto, dormir de 7 a 8 horas por dia.

Enquanto você dorme, seu corpo também equilibra os níveis de beta-amiloide no cérebro, uma das principais substâncias ligadas ao aparecimento da doença.
4. Alimente-se corretamente

Alguns alimentos podem ajudar na prevenção de inúmeras doenças, inclusive o Alzheimer. dentre eles peixes como atum, salmão e sardinha, pois são fontes de Ômega-3 e proteínas, que ajudam a manter a memória e o corpo saudável.

Outros alimentos como castanha-do-Pará, folhas verde-escuras, frutas ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e doenças crônico-degenerativas, como o Alzheimer.
5. Controle colesterol e diabetes

Existe uma relação entre o aumento do colesterol e o aparecimento da doença de Alzheimer já comprovada por alguns estudos. No caso de quem tem diabetes tipo 2, o risco de desenvolver o Alzheimer pode ser até 3 vezes maior. Isso, porque, ambos são responsáveis pelo aumento do risco de doenças cardiovasculares, que está intimamente ligado ao quadro de demência.
Por esse motivo, controlar os níveis de colesterol e do diabetes pode ser uma forma importantes de prevenir ou postergar o aparecimento de demência.
A prevenção do Alzheimer deve começar o quanto antes e ser constante. Adotar hábitos saudáveis e consultar o médico regularmente podem ser fatores importantes na prevenção da doença. Qualquer dúvida ou sintoma que possa aparecer, não hesite em procurar um geriatra, neurologista ou psiquiatra.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário