Órteses: converse com seu médico e descubra se elas podem complementar o seu tratamento para osteoartrite


A osteoartrite é uma doença degenerativa que desgasta a cartilagem que protege as articulações. Como consequência, quem é diagnosticado com o problema sofre com inchaço e dores, o que atrapalha a movimentação do corpo no dia a dia. Para alguns desses pacientes, os médicos podem indicar o uso de órteses como parte do tratamento.


O que é uma órtese?


“Órtese é um apoio ou dispositivo externo aplicado ao corpo que modifica os aspectos funcionais ou estruturais do sistema neuro-músculo-esquelético para obtenção de alguma vantagem mecânica ou ortopédica”, afirma o ortopedista Guilherme Falótico. Entre os exemplos citados pelo especialista estão as palmilhas, coletes e imobilizações.

As órteses têm várias funções, que variam de acordo com seu caso. Podem corrigir sua postura, podem servir como complemento a um membro do corpo e, na osteoartrite, podem imobilizar uma articulação afetada e evitar movimentos indesejados, reduzindo suas dores e impedindo a formação de deformidades ósseas, uma das principais complicações da doença.




Órteses podem impedir deformações ósseas da osteoartrite


Uma das áreas em que há a possibilidade de deformações é a coluna, região em que a osteoartrite pode impactar bastante a qualidade de vida. “Pacientes com desvios da coluna vertebral na fase de imaturidade esquelética podem se beneficiar do uso de coletes que, nesse caso, servem como tutores para evitar a progressão do desvio durante o crescimento”, explica Falótico.

As órteses costumam ser úteis para muitas pessoas com problemas articulares, mas seu médico precisa analisar seu caso e avaliar os possíveis benefícios do uso desses dispositivos antes de indicá-los. “As órteses costumam ter indicações específicas e devem ser prescritas somente por profissionais habilitados”, conclui o profissional. É importante lembrar que as órteses não substituem outras medidas indicadas por seu médico para tratar a osteoartrite.



Dr. Guilherme Falótico é ortopedista, traumatologista e especialista em cirurgia do quadril pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). CRM-SP: 128925

















Nenhum comentário:

Postar um comentário