Projeto HumanUino - Fazer o bem que mal tem...?!

Olá Pessoal, como vão as coisas?!!

O meu final de semana foi ótimo, principalmente quando ajudamos sem pedir nada em troca simplesmente ajudar não é mesmo?!!!

E por isso hoje eu vou escrever sobre um projeto muito legal e que ajuda socialmente às pessoas que não têm recursos para fazer um curso principalmente no computador, porque atualmente estamos tão conectados na Internet que nos esquecemos que tem gente que sabe mexer mas não tem dinheiro para fazer um curso relacionado a Tecnologia da Informação (TI)...!

Através do projeto HumanUino, será possível! Veja o projeto abaixo:

O Projeto HumanUino, elaborado por Ricardo Ogliari e Yannick Belot, é um projeto de Impacto Social que gera Educação através da Tecnologia. O objetivo principal é ensinar lógica de programação a crianças e jovens carentes, que não tenham condições financeiras de fazer um curso nessa área e tenham paixão por tecnologia. O arduino é usado para ensinar estes conteúdos de forma lúdica, com demonstrações práticas de estruturas de controle e repetição através de luzes e robôs.

A iniciativa está em busca de financiamento para a segunda aula, e você pode colaborar por meio de uma campanha de crowdfunding disponível no Kickante. Entre os materiais necessários para a realização das aulas estão kit de Arduino, notebooks usados, recursos para prover transporte e alimentação.A ideia do projeto surgiu da necessidade que Ogliari sentiu de retribuir de alguma forma os bons rumos que a sua vida tomou nos últimos anos. Após realizar algumas ações sociais isoladas, o desenvolvedor disse que percebeu que, em longo prazo, essas ações não fariam muita diferença na vida dessas crianças. “O HumanUino nasceu justamente da vontade de ajudar jovens e poder modificar o futuro delas, afetando positivamente o modo de pensar dessas pessoas e colocando sonhos em suas mentes através do uso da computação”, explicou.





A primeira aula aconteceu na sede do iMasters, nos dias 14 e 15 de novembro, e foram ministradas três aulas: Introdução a Computação, Introdução a Lógica de Programação e Programação na Prática. Toda a turma recebeu auxílio refeição, auxílio transporte e um kit Arduino, composto por:
Uma placa Arduino Uno;
Um sensor de luz LDR;
Três LEDS: um amarelo, um vermelho e um verde;
Uma protoboard;
Dois resistores, um de 1K e outro de 10K;
Um sensor DHT11 para temperatura e umidade;
Um cabo serial;
Jumpers macho-macho, fêmea-macho e fêmea-fêmea;
Uma shield de relê 110V.

Para Ogliari, “a ideia central do HumanUino é instigar a profissionalização dos alunos”. E, para isso, ele e Belot têm o objetivo de selecionar de dois a três alunos em cada turma para serem monitores nas turmas seguintes. “Quando estiverem aptos, passarão a ministrar as aulas no projeto HumanUino para as próximas turmas”, explicou Belot.

A segunda aula do curso acontecerá no último fim de semana antes do Natal, nos dias 19 e 20 de dezembro, no iMasters Lab.

Quem quiser contribuir com o projeto, basta entrar em um dos meios de comunicação do projeto:

Campanha: http://www.kickante.com.br/campanhas/projeto-humanuino-aula-2-0
Facebook: http://www.facebook.com/Humanuino/
Na mídia: http://imasters.com.br/noticia/imasters-recebe-projeto-humanuino-em-sua-sede/


Perfil dos idealizadores:
Ricardo Ogliari
Engenheiro responsável pela aplicação Android da BTCJam. Professor pela FIAP: Professor de graduação nos cursos: Jogos Digitais; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Sistemas para Internet.

Yannick Belot
Profissional com 13 anos de experiência trabalhando em projetos, serviços e produtos de TI personalização, MBA em Gestão de Projetos de acordo com as melhores práticas do PMI. Coordenador na empresa ADMIX.

Vamos então fazer o bem?!!! :D Se não puder contribuir, compartilhe que isso já é uma ajuda!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário