Constelação sistêmica...! Você deveria experimentar!

Olá Pessoal!! Como vão as coisas?!!!

Lembram que na semana passada comentei sobre coaching...?! Hoje, vou comentar sobre uma "terapia" sim para mim é uma terapia que tem me ajudado e foi uma das ciências que mais me abriu uma Nova reflexão e experimentação de coisas boas e profundas...! E foi através da minha terapeuta Christine Vlcek, que a minha vida mudou completamente!

Mas antes vamos ver um pouco deste conceito que peguei do Wikipedia, pois é difícil de se explicar e somente participando e vendo para depois fazer a sua própria que você começará a entender parte do seu processo, do seu sistema aqui. O texto é um pouco extenso mas vale a pena ler:

"Constelação Familiar é um método psicoterapêutico recente, com abordagem sistêmica fenomenológica, de fundo filosófico, desenvolvido pelo filósofo e psicoterapeuta alemão Bert Hellinger.
Hellinger desenvolveu seu método a partir de observações empíricas, fundamentadas em diversas formas de psicoterapia familiar, dos padrões de comportamento que se repetem nas famílias e grupos familiares ao longo de gerações.
Esse filósofo deparou-se com um fenômeno descortinado pela psicoterapeuta americana Virginia Satir nos anos 70, quando esta trabalhava com o seu método das “esculturas familiares”:que uma pessoa estranha, convocada a representar um membro da família, passa a se sentir exatamente como a pessoa a qual representa, às vezes reproduzindo, de forma exata, sintomas físicos da pessoa a qual representa, mesmo sem saber nada a respeito dela.
Esse fenômeno, ainda muito pouco compreendido e explicado, já havia sido descrito anteriormente por Levy Moreno, criador do psicodrama. Algumas hipóteses têm sido levantadas também utilizando-se da teoria de evolução dos "campos morfogenéticos", formulada pelo biólogo britânico Rupert Sheldrake e apoiando-se em conceitos da Física Quântica como, por exemplo, a não localidade.
De posse de detalhadas observações sobre tal fenômeno, Hellinger adquiriu experiência e, baseado ainda na técnica descrita por Eric Berne e aprimorada por sua seguidora Fanita English de “análise de histórias”, descobriu que muitos problemas, dificuldades e mesmo doenças de seus clientes estavam ligadas a destinos de membros anteriores de seu grupo familiar."
"Hellinger descobriu alguns pontos esclarecedores sobre a dinâmica da sensação de “consciência leve” e “consciencia pesada”, e propôs uma “consciência de clã” (por ele também chamada de “alma”-- no sentido de algo que dá movimento, que “anima”), que se norteia por “ordens” arcaicas simples, que ele denominou de “ordens do amor”, e demonstrou a forma como essa consciência nos enreda inconscientemente na repetição do destino de outros membros do grupo familiar. Essas ordens do amor referem-se a três princípios norteadores:
  • 1 - a necessidade de pertencer ao grupo ou clã
  • 2 - a necessidade de equilíbrio entre o dar e o receber nos relacionamentos
  • 3 - a necessidade de hierarquia dentro do grupo ou clã
As ordens do amor são forças dinâmicas e articuladas que atuam em nossas famílias ou relacionamentos íntimos. Percebemos a desordem dessas forças sob a forma de sofrimento e doença. Em contrapartida, percebemos seu fluxo harmonioso como uma sensação de estar bem no mundo."
A abordagem apresenta uma vasta gama de aplicações práticas devido aos seus efeitos esclarecedores no campo das relações humanas, como:
  • melhoria das relações familiares
  • melhoria das relações interpessoais nas empresas
  • melhoria das relações no ambiente educacional
Tais aplicações deram início a abordagens derivadas, denominadas de constelações familiares, constelações organizacionais e pedagogia sistêmica.
Como o método utilizado pelas Constelações Familiares não se deixa ser validado empiricamente por métodos de investigação científicos, só pode ser defendido numa abordagem fenomenológica."




Daí vocês me perguntam por que isso acontece...? 
Porque nós não damos conta que isso acontece! Porque corremos tanto no dia a dia que esquecemos de nós mesmos!!! Porque você deve fazer isso, pensar em você e não somente nos outros...! Porque faz bem para você pensar se o caminho que você trilha é o certo!
A partir deste vasto conceito você pode imaginar o que é isso tudo e para que serve...! Isso explica um pouco do que fazemos aqui, o que devemos fazer certo e não errado, e como minha terapeuta mesmo comenta: "É uma dinâmica oculta, de que o Sistema parece um "móbile", precisamos deixar sempre equilibrado e quando ele começa a mexer muito, nós vemos que algo está errado mas não sabemos o que...! Através da constelação sistêmica pode ajudar a reequilibrar o "móbile", o sistema..."
Grande parte do meu amadurecimento ao longo deste ano (que não foi fácil diga-se de passagem passei por várias situações...!) como mulher, filha, esposa, profissional só me fez entender como é importante que este equilíbrio esteja sempre consistente e constante...! E não é nada fácil! Tem aquele ditado: "Você aprende pelo amor ou pela dor!"
Eu acabei aprendendo pela dor mas agradeço porque me "abriu" a mente para novas possibilidades e perspectivas!
Mas não adianta nada, se você não agir quanto a isto tudo, tem que mudar, reaprender, e por isso como eu falei na semana passada estou fazendo uma nova história em minha vida...!!

É Genteeee!!! Como a cabeça da gente é complexa mas com ajuda de profissionais competentes nós podemos ir além, não é mesmo?!!

Vou deixar o contato da minha terapeuta Christine Vlcek aqui abaixo e me falem depois suas histórias! Ela atende pessoas de outros Estados também, como Patos de Minas:




Christine Vlcek 
55 11 3539-4799
55 11 9 7130-8071 
55 11 9 8418-2899 (tim)
Skype: christine.vlcek

¨Toda solução requer a coragem de encarar a realidade!" (Bert Hellinger)


Me contem as suas histórias de superação...! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário