Primavera: a estação das alergias

No dia 23 de setembro começou a Primavera, e essa, sem dúvidas, uma bela estação, porque é nesta época que as árvores começam a florir.


Porém, a chegada das flores traz consigo um aumento da quantidade de pólen no ar, e para quem tem sensibilidade aos seus componentes pode ser bastante prejudicial, por conta do quadro alérgico podendo desencadear patologias como doença polínica, polinose, rinite alérgica estacional ou febre do feno. A relação entre plantas e diversos tipos de alergia é antiga e os principais sintomas são: coceiras nasal e na região dos olhos, coriza, espirros, ausência ou presença de entupimento do nariz e persistente coceira na pele causada pelo contato com plantas filamentares chamadas gramíneas, que se parecem com aquele capim que gruda nas roupas quando andamos por campos abertos ou terrenos pouco cuidados.







A floração além do pólen nos traz o aumento de insetos, como as abelhas, cuja a picada pode desencadear reações alérgicas ou não, que muitas vezes acabam trazendo um grande desconforto para quem sofre. Apesar de no geral, as picadas serem inofensivas quando não se tem um quadro de alergia, alguns cuidados precisam ser tomados, tais como, remoção do ferrão, uso de medicamentos tópicos e orais e no caso de reações alérgicas injeção de epinefrina. Mas atenção, o uso de medicamentos sem prescrição médica pode trazer riscos a sua saúde, procure sempre um pronto-socorro mais próximo.


Entenda a alergia

A alergia é uma resposta de proteção não controlada do sistema imunológico ao "corpo estranho". Nosso organismo está sempre nos defendendo de patógenos ou não, e muitas vezes nem percebemos esta ação. A defesa acontece através da resposta imunológica celular (mediada por células do sistema imunológico) e humoral (por anticorpos).

A resposta humoral auxilia na proteção do organismo contra patógenos, mas também pode agir de forma que prejudique, como é o caso das alergias. Este tipo de resposta visa primeiramente a expulsão dos agentes invasores, manifestando aumento de secreções que geram um fluxo para fora do organismo, tais como diarreia, vômitos, espirros e inchaço, este último é por conta da necessidade do organismo em afastar o agente invasor da circulação e também diluir as toxinas ao ponto de não conseguir mais ser danosa ao corpo.

As alergias podem ser extremamente desconfortáveis e, em casos pouco frequentes, até perigosas. Seu tratamento mais eficaz é, sem dúvida, eliminar contato com o agente alergênico. Sendo isto impossível, hoje existem várias alternativas de medicamentos e tratamentos para aliviar e prevenir os sintomas. O acompanhamento médico também é imprescindível. A convivência com alergia não é impossível, e a qualidade de vida consegue ser preservada a ponto que o alérgico consegue em muitas das vezes ter uma vida normal.


Thais Bruna Ferreira da Silva

Possui graduação em Biomedicina pelo Centro Universitário das Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas (2013) e mestrado em Fisiopatologia Experimental pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2018). Atualmente é docente do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Tem experiência na área de Imunologia e biomedicina estética.




Sobre o Centro Universitário FMU

O Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) é referência na qualidade de ensino e empregabilidade de seus alunos e, em 2018, completou 50 anos. A Instituição oferece mais de 70 cursos de Graduação Tradicional e Tecnológica, mais de 100 cursos de Extensão, 100 opções de Pós-graduação lato sensu (Especialização e MBA) nas modalidades presencial e a distância, bem como cinco opções de Pós-graduação stricto sensu (Mestrado em Direito da Sociedade da Informação, Mestrado em Saúde Ambiental, Mestrado em Administração em Governança Corporativa, Mestrado Profissional em Jornalismo e Mestrado Profissional Em Projeto, Produção E Gestão Do Espaço Urbano).

Possui estrutura moderna, campi de fácil acesso e professores altamente qualificados que oferecem aos estudantes uma formação diferenciada para lidar com as demandas do mundo do trabalho. Desde 2014, integra a rede internacional de universidades Laureate, que conta com 38 instituições de ensino, em 10 países, e mais de 850 mil alunos pelo mundo.

Pela iniciativa Global Office, oferece aos seus alunos as ferramentas necessárias para o desenvolvimento da carreira com foco na empregabilidade, sob uma perspectiva internacional. A Instituição também se dedica a potencializar a transformação contínua da sociedade, desenvolvendo projetos que atendem às necessidades atuais da população, tais como atendimentos nas áreas de saúde e direito, entre outros.


Sobre a Laureate Brasil

A Laureate Brasil, integrante da rede global líder em ensino superior Laureate International Universities, é formada por 12 instituições, com mais de 50 campi em oito estados brasileiros, e polos em diversos locais do país na modalidade de educação a distância. Fazem parte do grupo mundial: Business School São Paulo (BSP); CEDEPE Business School; Complexo Educacional FMU/FIAM-FAAM; Centro Universitário do Norte (UniNorte); Centro Universitário IBMR; Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter); Centro Universitário FADERGS; Centro Universitário UniFG; Faculdade Internacional da Paraíba (FPB); Universidade Anhembi Morumbi (UAM); Universidade Potiguar (UnP); Universidade Salvador (UNIFACS); e EAD Laureate.


Sobre a Laureate International Universities

A Laureate International Universities é a maior rede global de instituições de ensino superior, com 850 mil estudantes matriculados em 38 instituições presenciais e online, localizadas em cerca de 10 países, com programas de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu) de qualidade e focados na empregabilidade dos estudantes, em uma ampla gama de áreas de conhecimento. A organização é a maior Empresa B Certificada do mundo na área de educação e tem a missão Here for Good, de estar aqui para o bem e para sempre, pois acredita que quando os alunos obtêm sucesso, países prosperam e a sociedade se beneficia. Saiba mais em: www.laureate.net.














































Nenhum comentário:

Postar um comentário