29 de outubro marca data para ressaltar que a doença tem controle e há tratamento para a melhora da qualidade de vida dos pacientes.
* Pacientes podem ter uma pele quase sem lesão ou sem lesão quando tratados de forma completa
No Dia Mundial da Psoríase, celebrado em 29 de outubro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) está fazendo uma importante campanha de conscientização que alerta para o fato de a doença não ser contagiosa, ter tratamento e a importância de ser melhor compreendida.
Esse desconhecimento da população sobre a psoríase é demonstrado nos resultados da pesquisa "Clear about Psoriasis Worldwide". Nela, 96% dos brasileiros participantes afirmam já ter passado por uma situação de constrangimento. 40% dos mais de 8 mil respondentes da pesquisa no mundo todo ainda relataram sentir-se envergonhado por causa das lesões na pele.
Pesquisa realizada no Brasil demostrou que a prevalência da psoríase é de 1,3% nos brasileiros, com variações regionais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a psoríase pode afetar a pele, as unhas e as articulações, além de ser uma enfermidade crônica, dolorosa e debilitante, o que impacta negativamente na qualidade de vida de milhões de pessoas.
A artrite psoriásica ainda pode estar associada à doença - atinge até 30% de quem tem psoríase. Os pacientes também têm alto risco cardiovascular e mais chance de terem outras doenças não transmissíveis, como diabetes e colesterol alto, por exemplo.
"A psoríase não é meramente uma doença de pele, mas sim uma enfermidade sistêmica que afeta todo o corpo todo e com alto o impacto psicossocial. Os pacientes lutam diariamente contra a doença, suas comorbidades e também com o sentimento de impotência e frustração", explica Gladis Lima, presidente da associação de pacientes Psoríase Brasil. "A nossa Campanha do Dia Mundial da Psoríase 2018, no Brasil, está tratando das comorbidades justamente pelo fato de a psoríase não ser apenas um problema de pele".
Em pesquisa sobre o uso diário do secuquinumabe, um dos tratamentos biológicos para psoríase, foi constatada uma melhora significativa da qualidade de vida dos pacientes. O estudo SCULPTURE mostrou que, nos 5 anos analisados, 65,5% dos participantes não reportaram impacto da doença na qualidade de vida. O medicamento ainda tem perfil de segurança favorável sustentado por 5 anos.
"Estamos vivendo uma era extremamente promissora para a dermatologia e para a terapêutica da psoríase. Com a chegada dos medicamentos biológicos passamos a contar com medidas cada vez mais eficazes e seguras para o tratamento das formas mais graves da doença", ressalta Dr. Ricardo Romiti, dermatologista e coordenador do ambulatório de psoríase do Hospital das Clínicas da USP. "Os biológicos constituem uma linha de tratamento inovadora desenvolvida através da biotecnologia e que possibilitam o rápido e duradouro controle da psoríase, alcançando regressão de até 90 a 100% das lesões de pele e a melhora da qualidade de vida", conclui Romiti.
Dia da Psoríase no Brasil
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) está realizando uma campanha nacional de conscientização sobre a psoríase e a sua possibilidade de tratamento usando hashtag #PsoríaseTemTratamento.
O objetivo é engajar pacientes e sociedade para que a doença, seus impactos e comorbidades sejam melhor compreendidos e alertar sobre a possibilidade de um tratamento completo, que pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Veja mais em: http://www.sbd.org.br/psoriasetemtratamento/campanha
Sobre a Novartis
A Novartis está reimaginando a medicina para melhorar e ampliar a vida das pessoas. Como líder mundial em medicamentos, utilizamos tecnologias científicas e digitais inovadoras para criar tratamentos transformadores em áreas de grandes necessidades médicas.
Em nossa busca por novos medicamentos, somos constantemente classificados entre as principais empresas do mundo que investem em pesquisa e desenvolvimento.
Os produtos da Novartis alcançam quase 1 bilhão de pessoas em todo o mundo e estamos encontrando maneiras inovadoras de expandir o acesso aos nossos tratamentos mais recentes.
Cerca de 125 mil pessoas de mais de 140 nacionalidades trabalham na Novartis em todo o mundo. Saiba mais em www.novartis.com.
Fonte: Novartis / aboutfarma.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário