Campanha da Sociedade Brasileira de Hipertensão alerta o Brasil sobre os riscos de não controlar a pressão

Meça sua Pressão

Haverá ações simultâneas no Conjunto Nacional, no Metrô Higienópolis e no Terminal Jabaquara da EMTU. 
Médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos, enfermeiros, farmacêuticos e assistentes sociais orientarão os cidadãos sobre os cuidados com a pressão alta.

Dia 26 de abril é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão e para alertar a população dos riscos da pressão alta, a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) inicia a campanha Meça sua Pressão. Visa informar e orientar sobre a importância de se realizar a aferição regular da pressão arterial, e como prevenir a hipertensão arterial.
Importante registrar ainda que haverá ação conjunta com o Departamento de Hipertensão Arterial (DHA) da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) -- como representantes brasileiros para a ação MMM-18 da Sociedade Internacional de Hipertensão (ISH). Em termos mundiais, a campanha objetiva realizar medidas de pressão arterial em cerca de 25 milhões de pessoas durante o mês de maio, dedicado mundialmente a Hipertensão Arterial.


“A hipertensão arterial é uma doença silenciosa, pois não causa sintomas e é progressiva. Atinge homens e mulheres e 32,5% dos brasileiros sofrem com ela”, explica a enfermeira Grazia Guerra, coordenadora da campanha, que terá uma programação bem intensa, sendo que, em São Paulo, haverá orientação profissional no Conjunto Nacional, da EMTU Jabaquara e na Estação Higienópolis do Metrô, com médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos, enfermeiros, farmacêuticos e assistentes sociais, todos com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a importância de manter a pressão em níveis normais.


Oficinas de saúde para os pacientes 
“Teremos diversas oficinas para esclarecer os cidadãos. A da enfermagem fará a medição da pressão e reforçará às pessoas a importância de ter regularmente a sua pressão medida por um profissional de saúde. As nutricionistas vão abordar a alimentação saudável e mudança de hábitos à mesa, enquanto os professores de educação física pontuarão a relevância da atividade física. Haverá ainda psicólogos que orientarão sobre como lidar melhor com o estresse e, para que aqueles que já estão hipertensos, a aceitar o diagnóstico e que o tratamento permite uma vida normal”, adianta Luiz Bortolotto, diretor científico da SBH.

Vídeos educativos na Linha Amarela do Metrô
A campanha começa dia 26 de abril e se estende até 17 de maio. Serão divulgadas neste período mensagens de vídeo na Linha Amarela do Metrô sobre a importância de medir a pressão arterial e a prevenção. Além disso, em conjunto com o DHA da SBC, médicos de todo o País, pertencentes às sociedades, serão estimulados a aferir e registrar a pressão arterial dos seus pacientes para a ação global da ISH.
Horários das ações públicas
No 26 de abril, das 9h às 16:30h, haverá ações simultâneas no Conjunto Nacional e no Estação de Metrô Higienópolis. No 17 de maio, ocorrerão as mesmas ações na Estação de Metro Higienópolis e no Terminal Jabaquara da EMTU, com profissionais de áreas diversas da saúde, também das 9h às 16:30h.

Fatores de risco 
Obesidade, histórico familiar, sedentarismo, consumo excessivo de sal, abuso de álcool, e estresse são algumas das causas da doença que pode levar a um enfarto, derrame cerebral e insuficiência renal se não tratada.
“A enfermidade ataca em qualquer idade e não faz distinção de sexo”, ressalta Grazia.
Para evitar a hipertensão ou para controlá-la, é preciso abandonar o cigarro, praticar atividade física, controlar o estresse e diminuir a ingestão de sal.
“O excesso de peso também é um fator de risco importante. Por isso, faremos o cálculo do IMC (Índice de Massa Corpórea), que é como identificamos a obesidade, mas ressalto que é preciso mudar os hábitos para não correr o risco de sofrer de hipertensão”, conclui.













Nenhum comentário:

Postar um comentário