Simpósio da Dor da APM discute uso de canabinóides

Em 25 de novembro, às 8h30. será realizado na sede da Associação Paulista de Medicina o simpósio “O uso dos *canabinóides no tratamento da dor”. O encontro é organizado pelo Comitê Científico da Dor da APM.

"*Canabinoide é um termo genérico para descrever substâncias, naturais ou artificiais, que ativam os receptores canabinoides do tipo CB1 ou CB2. Englobam os fitocanabinoides, compostos encontrados na planta Cannabis e estruturalmente relacionados com o tetraidrocanabinol (THC); os endocanabinoides, que são encontrados nos sistemas nervoso e imunológico dos animais e seres humanos, e que também ativam os receptores canabinoides; e, por fim, os canabinoides sintéticos, uma diversidade de substâncias que se ligam a receptores de canabinoides. Este último grupo engloba uma variedade de classes químicas distintas: os canabinoides clássicos, estruturalmente relacionados com a THC; os canabinoides não-clássicos, incluindo quinolinas e arilsulfonamidas; e os eicosanoides, relacionados com os endocanabinoides. Fonte: Wikipédia"

O evento, sob a moderação de Rogério Adas Ayres de Oliveira,
coordenador científico do Comitê, pretende promover o debate sobre os
aspectos históricos, a farmacologia e o uso dos canabinóides como opção terapêutica nas condições dolorosas crônicas. Serão discutidos os seus
limites e potencialidades no contexto psiquiátrico, as perspectivas para a sua utilização na dor neuropática e na dor oncológica.



“O assunto é muito oportuno. A carência de opções analgésicas
efetivas para o tratamento das dores crônicas é evidente. Problemas de
segurança com analgésicos opióides, comumente empregados nas dores
de difícil controle, têm sido crescentes, sobretudo nos países desenvolvidos.
Em paralelo, aumentam as evidências de literatura, dos modelos experimentais
aos ensaios clínicos, demonstrando que os canabinóides podem ser opção
eficaz e segura em muitos portadores de algias crônicas. A abertura de mercados
e a legalização do uso medicinal da maconha em outros países têm aquecido o interesse pelo assunto, tanto pelos profissionais de saúde como pela própria sociedade”, comenta Rogério Adas.

O simpósio é direcionado a médicos de diferentes especialidades, sobretudo aqueles diretamente envolvidos no cuidado de pacientes com dor: clínicos, oncologistas, neurologistas, anestesiologistas, reumatologistas, fisiatras e aos demais profissionais de saúde. O evento contará com a presença de grupo de referência no estudo de canabinóides da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto e também de especialistas em dor do Centro de Dor da Clínica Neurologica do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP de São Paulo e Hospital do Câncer, dentre outros.

Para mais informações e inscrições, acesse 

http://associacaopaulistamedicina.org.br/atualizacao-medica/eventos/simposio-da-dor-o-uso-dos-canabinoides.

APM | Simpósio da dor - O uso dos canabinóides no tratamento da dor: atualidades e perspectivas
Data: 25 de novembro de 2017
Horário: 08h30h às 12h
Local: APM - Av. Brigadeiro Luís Antonio, 278 - Bela Vista
Telefone: (11) 3188-4248













Nenhum comentário:

Postar um comentário