O calor e a higiene genital feminina

Olá Beleza IN!

O calor junto com o Verão está chegando e é preciso tomar precauções com higiene íntima para não ter problemas futuros, então vamos seguir as dicas abaixo do Dr. Paulo da SOGESP!



Os dias já estão mais longos na maior parte do território nacional com a adoção do horário de verão e, com eles, a temperatura vem se apresentando cada vez mais alta. O calor pede alguns cuidados como hidratação constante, uso de protetor solar e preferência por roupas leves. Para as mulheres, a atenção com a higiene íntima também deve ser redobrada.

Problemas genitais decorrentes do tempo quente podem interferir na
saúde sexual feminina. O calor predispõe as pessoas a terem mais atividades físicas, o que implica em maior transpiração. Por sua posição anatômica, a vulva está sempre sujeita a trauma e oclusão, fato que aumenta o desequilíbrio do ecossistema vulvar e vaginal.

“Uma higiene inadequada favorecerá o aumento da temperatura e umidade locais. Estas condições físico-químicas da área genital se tornam um campo propício para o desenvolvimento de coceira, mau odor e irritação. Queixas muito frequentes se confundem com infecções, sem serem. Por outro lado, essas circunstâncias promovem mudanças do ecossistema que, ao longo do tempo, poderão favorecer a instalação de quadros infecciosos reais”, explica Paulo César Giraldo, presidente da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP).



A higiene íntima da mulher deve ser feita diariamente, de preferência duas vezes ao dia nos períodos mais quentes do ano. Outras recomendações são utilizar sabonetes de pH levemente ácido e optar por roupas íntimas de algodão. Além disso, diminuir o comprimento dos pelos da aréa genital pode ajudar a evitar a proliferação de fungos e bactérias. “Portanto, fazer higiene regularmente é fundamental para todas as mulheres, independentemente da idade”, finaliza Giraldo.













Nenhum comentário:

Postar um comentário