Al Capone em exposição fotográfica na APM

Ícone da criminologia mundial, Al Capone é tema da exposição
fotográfica em cartaz na sede da Associação Paulista de Medicina
desde 10 de outubro, e que vai até 24 de novembro.



A exposição, que conta com apoio do Instituto Internacional de Estudos de Política Judiciária (Interpoj) e tem a coordenação do diretor cultural da APM, Guido Arturo Palomba, tem 23 imagens do lendário gângster que contam a história dele por meio de fotos com a família e com membros de sua gangue vindas diretamente de Angri, uma comuna da Itália.

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa


“Capone foi um gângster que deu grande notoriedade à máfia e tornou esse termo um adjetivo da língua portuguesa, usado amplamente para caracterizar um grupo com atuação ilícita, oculta e dentro de uma ordem: máfia da Ceagesp, máfia da Petrobras, máfia da indústria farmacêutica etc. Esta exposição é um privilégio concedido à APM pelo Interpoj, que cedeu a interessante mostra fotográfica", comenta Palomba.

Nascido em 1899 no bairro do Brooklyn, em Nova Iorque, Estados Unidos, Alphonse Gabriel Capone viveu sua infância e adolescência participando de quadrilhas juvenis e trabalhando para famosos gângsters italianos como Frank Yale. Reconhecido por chefiar um grupo de criminosos que agiam com contrabando e venda de bebidas durante a Lei Seca entre as décadas de 1920 e 1930, além de controlar informantes, casas de jogos, bordéis, bancas de apostas e clubes noturnos, Al Capone foi nomeado o homem mais importante do ano de 1929 ao lado de Albert Einstein e Mahatma Gandhi.

Oito anos após ser condenado em 1931 pela justiça americana a 11 anos de prisão, em Alcatraz, sem condicional por sonegação de impostos, teve a pena revisada por apresentar graves distúrbios mentais ocasionados pela sífilis, que o caracterizavam como incapaz de articular novos crimes. Ele morreu em 1947, vítima de um acidente vascular cerebral hemorrágico.




A exposição é voltada para toda a população e a entrada é franca.

APM / Exposição Fotográfica Al Capone
Data: de 10 de outubro a 24 de novembro
Horário: de segunda a sexta-feira, das 10h às 20
Local: Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 278 – Bela Vista – São Paulo, SP
informações: 3188-4304 / 4305
Realização: Associação Paulista de Medicina
Apoio: Instituto Internacional de Estudos de Política Judiciária (INTERPOJ)











Nenhum comentário:

Postar um comentário