Pressão alta mata! Campanha Nacional começa dia 26

Sociedade Brasileira de Hipertensão faz mutirão de assistência ao público para assistir e alertar cidadãos sobre os riscos

Começa em 26 de abril, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, a campanha Meça Sua Pressão, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). Visa alertar a população sobre os riscos da pressão alta, mal que pode matar jovens e adultos.




Dados de pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde revelam que o número de brasileiros com pressão alta cresceu 14,2% nos últimos 10 anos, chegando a 25,7%, na média nacional. Segundo a SBH, a hipertensão arterial causa 300 mil mortes por ano, sendo responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

Embaixadora da Ação - SBH 2018

Madrinha da Ação - SBH 2018


A campanha Meça Sua Pressão se estenderá até 17 de maio, Dia Mundial da Hipertensão, orientando os cidadãos sobre a importância de se realizar a aferição regular da pressão arterial, e como prevenir a hipertensão arterial. A apresentadora Ana Maria Braga e a atriz Marisa Orth são Embaixadora e Madrinha da ação da SBH em 2018.

Haverá ações simultâneas no Conjunto Nacional, no Metrô Higienópolis e no Terminal Jabaquara da EMTU.

Médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos, enfermeiros, farmacêuticos e assistentes sociais orientarão os cidadãos sobre os cuidados om a pressão alta.

“A hipertensão arterial é uma doença silenciosa, pois não causa sintomas e é progressiva. Atinge homens e mulheres e 32,5% dos brasileiros sofrem com ela”, explica a enfermeira Grazia Guerra, coordenadora da campanha.
A programação é bem intensa, sendo que, em São Paulo, haverá orientação profissional no Conjunto Nacional, da EMTU Jabaquara e na Estação Higienópolis do Metrô, com médicos, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos, enfermeiros, farmacêuticos e assistentes sociais, todos com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a importância de manter a pressão em níveis normais.

Oficinas de saúde para os pacientes
“Teremos diversas oficinas para esclarecer os cidadãos. A da enfermagem fará a medição da pressão e reforçará as pessoas a importância de ter regularmente a sua pressão medida por um profissional de saúde. As nutricionistas vão abordar a alimentação saudável e mudança de hábitos à mesa, enquanto os professores de educação física pontuarão a relevância da atividade física. Haverá ainda psicólogos que orientarão sobre como lidar melhor com o estresse e, para que aqueles que já estão hipertensos, a aceitar o diagnóstico e que o tratamento permite uma vida normal”, adianta Luiz Bortolotto, diretor científico da SBH.

Vídeos educativos na Linha Amarela do Metrô
A campanha começa dia 26 de abril e se estende até 17 de maio. Serão divulgadas neste período mensagens de vídeo na Linha Amarela do Metrô sobre a importância de medir a pressão arterial e a prevenção.

Horários das ações públicas
No dia 26 de abril, das 9h às 16:30h, haverá ações simultâneas no Conjunto Nacional e no Estação de Metrô Higienópolis. Em 17 de maio, ocorrerão as mesmas ações na Estação de Metro Higienópolis e no Terminal Jabaquara da EMTU, com profissionais de áreas diversas da saúde, também das 9h às 16h30.

Fatores de risco
Obesidade, histórico familiar, sedentarismo, consumo excessivo de sal, abuso de álcool, e estresse são algumas das causas da doença que pode levar a um enfarto, derrame cerebral e insuficiência renal se não tratada.

“A enfermidade ataca em qualquer idade e não faz distinção de sexo”, ressalta Grazia.
Para evitar a hipertensão ou para controlá-la, é preciso abandonar o cigarro, praticar atividade física, controlar o estresse e diminuir a ingestão de sal. “O excesso de peso também é um fator de risco importante. Por isso, faremos o cálculo do IMC (Índice de Massa Corpórea), que é como identificamos a obesidade, mas ressalto que é preciso mudar os hábitos para não correr o risco de sofrer de hipertensão”, conclui.

Serviço
Campanha Meça sua Pressão – Conjunto Nacional

Dia Nacional de Combate à Hipertensão – 26 de abril, das 9h às 16h30
Atividades de prevenção e educação com equipe de saúde
Conjunto Nacional

Campanha Meça sua Pressão - Estação Higienópolis-Mackenzie da Linha 4-Amarela de metrô
Dia Nacional de Combate à Hipertensão – 26 de abril, das 9h às 16h30
Atividades de prevenção e educação com equipe de saúde
Estação Higienópolis-Mackenzie da Linha 4-Amarela de metrô


Dia Mundial da Hipertensão – 17 de maio, das 9h às 16h30- Estação Higienópolis-Mackenzie da Linha 4-Amarela de metrô
Atividades de prevenção e educação com equipe de saúde
Estação Higienópolis-Mackenzie da Linha 4-Amarela de metrô

Dia Mundial da Hipertensão – 17 de maio, das 9h às 16h30- Terminal Jabaquara da EMTU
Atividades de prevenção e educação com equipe de saúde
Terminal Jabaquara da EMTU
















Nenhum comentário:

Postar um comentário